sexta-feira, 25 de setembro de 2015

FUMACÊ MATA AS ABELHAS......A PREVENÇÃO É A ÚNICA ARMA CONTRA A DOENÇA....

FUMACÊ MATA AS ABELHAS......A PREVENÇÃO É A ÚNICA ARMA CONTRA A DOENÇA....
O Fumacê da Dengue e a Morte de Abelhas
Além dos casos do uso de pulverização de pesticidas na agricultura, há também ocorrências de morte de abelhas devido a aplicações do “fumacê” no combate à dengue, doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Um dos recursos usados para evitar a proliferação das larvas do mosquito da dengue e exterminar o mosquito adulto contaminado é por controle químico, utilizando-se o “fumacê”, que é uma solução do inseticida cipermetrina ( um elemento piretroide ) e óleo mineral na forma de uma fumaça densa e esbranquiçada, borrifada com bombas costais ou bombas grandes acopladas a veículos. Também o malathion, pesticida altamente tóxico do grupo dos organofosforados, têm sido utilizado de forma indiscriminada, prática que deveria ser revista por nossas autoridades sanitárias.
Embora a cipermetrina seja biodegradável, mesmo assim é perigosa pois possui organoclorato, um derivado do cloro que fica no ambiente. O “fumacê” não tem eficácia nem eficiência comprovada sendo preciso haver um controle da dose da aplicação por m2 e constante regulagem das bombas. O “fumacê” somente mata o mosquito adulto pelo contato direto, quando ele está voando e atravessa a fumaça densa (por isto o produto não deve ser aplicado com vento forte, que dispersaria a solução).
Por isso o ideal é eliminar os criadouros de larvas ao longo do ano. Devido ao uso indiscriminado dos pesticidas, o mosquito pode não ser a única vítima do “fumacê”. Muitos casos de contaminação de pessoas, animais domésticos e, particularmente, das abelhas. Para estas últimas, a ação tóxica da cipermetrina e outros pesticidas, como o malathion, é letal, havendo diversos casos de criadores de abelhas, particularmente de meliponicultores, com graves perdas de enxames de abelhas nativas sem ferrão pelos efeitos do fumacê.
Por Prof. Dr. Lionel Segui Gonçalves, professor titular aposentado da USP-RP, e professor visitante da UFERSA-RN, em 06/04/15.
nobee As Abelhas Estão Sumindo, Bee Alert, Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário