terça-feira, 4 de junho de 2013

Meliponicultura e Saúde


O amigo Medina, meliponicultor do Rio de Janeiro, publicou a pouco tempo no blog da associação AME-RIO uma postagem bastante interessante onde discorre sobre a relação entre a criação de abelhas nativas e a preservação da saúde e a cura de enfermidades.

Para esta postagem ele fez uma pesquisa sobre a utilização dos produtos das abelhas nativas sem-ferrão pelas populações tradicionais, não só no Brasil, mas também em outros países onde elas ocorrem naturalmente.

Achei muito interessante a semelhança entre a narração de um caso ocorrido na Bolívia com um outro que ouvi pessoalmente de uma pessoa aqui no Espírito Santo: Trata-se da utilização do mel da abelha jataí na cura da catarata. Em ambos os casos, foi dito que com 3  meses já se percebe uma substancial melhora que foi evoluindo até se chegar a cura com aproximadamente um ano.

Bem, eu não vou ficar me alongando pois está tudo dito na postagem do Medina. O fato é que a criação das ASF, além de ser de imensa importância para natureza e um maravilhoso entretenimento, possibilita a coleta de um delicioso alimento, o mel, e também de outros produtos de grande potencial para a preservação recuperação da saúde.

Leiam o texto do Medina, segue o link:

http://www.ame-rio.org/2013/05/propriedades-medicinais-na.html





   

Nenhum comentário:

Postar um comentário