segunda-feira, 25 de junho de 2012

Pasto para melipona: Ipê-de-jardim - Tecoma Stans

Ipê de jardim (Tecoma Stans)  não é muito citada dentre as plantas indicadas para formação de um pasto para nossas meliponas. Este esquecimento é uma injustiça pois tenho visto uma ótima visitação nestas plantas em meu meliponario urbano, mesmo com diversas plantas de maior fama também estarem floridas. É o caso das jabuticabeiras, pés de pitanga, amor agarradinho e jambo para citar apenas algumas.

Existe vários nomes populares para a espécie: Ipê-amarelo - de jardim, ipêzinho - de - jardim, bignônia-amarela, sinos-amarelos, ipê-mirim, guarã-guarã,  carobinha e  amarelinho dentre outros. Trata-se de uma planta perene e exótica, originária do México e sul dos Estados Unidos.

Apesar de ser uma boa opção para os meliponarios urbanos por oferecer uma floração farta durante quase todo o ano, inclusive durante o inverno, deve-se ter cautela na utilização nos meliponarios rurais, já que é considerada uma planta invasora que pode vir a atrapalhar a recuperação de áreas  pois é capaz de produzir muitas sementes férteis que são aladas. Além disso, é uma planta de crescimento rápido e que se espalha muito formando aglomerados que abafam a vegetação nativa.

O ipê - de - jardim é uma pequena árvore que alcança até seis metros e apresenta folhas de bordas serrilhadas e flores amarelas em forma de sino, muito parecidas com as flores do ipê amarelo. Trata-se de uma planta rústica que gosta de sol pleno e de solo fértil, enriquecido com matéria orgânica. Prefere clima mais quente, entretanto, e tolerante às geadas. Pode ser multiplicado por sementes e por estaquia.










Nenhum comentário:

Postar um comentário