terça-feira, 22 de maio de 2012

Manual Tecnológico - Mel de Abelhas em Ferrão.

O ISPN, no âmbito do projeto FLORELOS, com o apoio da União Européia, lançou a terceira publicação da série, Manuais Tecnológicos, que foi iniciada com dois importantes símbolos vegetais para a agricultura familiar e a conservação dos ambientes naturais do Cerrado brasileiro, o Pequi (Caryocar brasiliense) e o Baru (Dipteryx alata).
O terceiro volume é dedicado à importância que as abelhas nativas sem ferrão oferecem à renda das famílias de agricultores e, principalmente, à manutenção das espécies nativas.
O Manual Tecnológico Mel de Abelhas sem Ferrão foi produzido a partir do conhecimento das famílias de agricultores, povos e comunidades tradicionais e o desenvolvimento de pesquisadores, que optaram por realizar sua pesquisa-ação, para o benefício direto aos produtores familiares e, consequentemente, à rica fauna nativa das abelhas sem ferrão.

Este manual foi organizado pelo meliponicultor Jerônimo Villas Bôas, atuante companheiro,  reside atualmente na Paraíba e desenvolve projetos ambientais pelo Brasil, inclusive no Espírito Santo, onde está em vias de implantar um projeto de meliponicultura junto às aldéias indíginas de Aracruz.

Quando se visualiza o título do ótimo trabalho que aqui apresentamos a impressão é de que se trata de material específico sobre o mel de meliponas, mas ao abrir, observa-se que se trata de um trabalho que trata de diferentes temas, com espécies manejos, caixas... enfim, trata da meliponicultura como um todo. As belissímas fotografias são um deleite.

Parabéns Jerônimo, você preparou um maravilhoso trabalho.  

Abaixo postamos atalho para que vocês possam conhecer um pouco mais sobre o Instituto Sociedade, Populaçao e Natureza e também,  é claro, para o manual. Boa leitura.




http://www.ispn.org.br/categoria/editais-e-documentos/publicacoes/


 

Para acessar o manual clique no link abaixo:
www.ispn.org.br/arquivos/mel008_31.pdf

Para acessar a página do Instituto Sociedade, População e Natureza:

http://www.ispn.org.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário