quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Abelhas nativas sem ferrão (ASF) como agentes polinizadores


 
Voando de flor em flor em busca do néctar, fonte dos diversos açúcares que compõem o mel ou do pólen, fonte de proteínas para o desenvolvimento da cria, as ASF executam um serviço da maior importância para as plantas que dependem da polinização cruzada. Quando transferem grãos de pólen de uma flor (gametas masculinos) para o estigma (receptor feminino) de outra flor da mesma espécie fecha-se o ciclo inicial da geração de novas plantas.
 
Assim, ao longo de centenas de viagens, as ASF contribuem instintiva e naturalmente com o surgimento de frutos de maior qualidade, melhor apresentação e mais sementes.
E isto é polinização: uma relação benéfica entre as plantas e as ASF polinizadoras. Um serviço ambiental da maior importância, fundamental na preservação de matas e melhoria dos projetos agrícolas.
 
Dentre todos os polinizadores da natureza, os insetos, dentre eles as ASF, são os mais importantes, possuindo mecanismos apropriados para o transporte dos grãos de pólen.
 
Muitas plantas dependem da polinização cruzada ou alogamia por terem alguma característica que as impedem de executar a auto-polinização. Por exemplo, elas podem ter flores somente masculinas ou somente femininas; maturação diferenciada entre os órgãos reprodutores, precisando associar-se a uma segunda ou terceira planta que complemente o ciclo; grande distância entre estigma e estame; ou, ainda, flores com morfologia rebuscada, dificultando ou impedindo a transferência de grãos de pólen.
 
Pesquisas utilizando abelhas na polinização aumentaram a qualidade e produtividade de culturas como: abóbora, café, cebola, maçã, pêssego e laranja, entre outras. As ASF melhoram a variabilidade genética entre plantas da mesma espécie. E em plantas que não dependem da polinização cruzada existem registros de melhora da quantidade e do número de grãos e sementes, originando plantas mais vigorosas e produtivas. Mas ainda há muito que se saber sobre essa atividade.
 
Conclui-se que as ASF e as flores estão intimamente relacionadas. Não só pela produção de mel, mas por seu valor como seres indispensáveis para manter e perpetuar as plantas e ampliar
a produção agrícola.
 
Sem os polinizadores o produtor é que terá de executar essa tarefa, o que seria inviável em plantas de flores minúsculas ou em grandes quantidades de flores. Logo, esse é um serviço de ecossistemas, sendo mais barato preservar do que pagar os custos dos prejuízos da destruição ambiental.
 
Então precisamos promover e expandir a conscientização sobre o valor da diversidade de polinizadores e os seus benefícios. Desenvolver incentivos como o da "Pollinator Partnership", uma ONG dos Estados Unidos que premia governos e fazendeiros que os protegem. É oportuno estimular o plantio de árvores nectaríferas para formação de pasto melífero para o sustento dasASF. Enfim, manter colônias de ASF nos sítios, escolas, hortos, lotes urbanos, praças e até em apartamentos nos andares mais baixos. Assim, as ASF irão polinizar as plantas ao redor.
 
Estudos indicam que um terço da produção mundial de alimentos depende de polinizadores. Levantamentos internacionais indicam que o desaparecimento dos insetos polinizadores seria um desastre ambiental e econômico. Segundo Mc Gregor 1976, Morse and Calderone (2000), o valor das abelhas na polinização de algumas culturas é de 60 a 100 vezes o valor do mel.
 
Neste contexto, iniciativas devem ser fomentadas pelos governos, organizações não governamentais e sociedade civil, sob risco de perdermos os nossos polinizadores em função da degradação ambiental, do desmatamento contínuo, da poluição, do uso intensivo de agrotóxicos, do extrativismo predatório e da intensificação das alterações climáticas. Isto tudo têm afetado as ASF, comprometendo a natureza e a produção agrícola.
 
É dever de todos promover a preservação e o uso racional e sustentável dos polinizadores para o bem dos ecossistemas e da agricultura, para que possamos usufruir de saúde com mel, pólen e própolis das ASF.
 
ARTIGO: Jean Carlos Locatelli/ AMESG - ABENA
 
Mais informações com o autor: jeanlooc@yahoo.com.br
 

3 comentários:

  1. Olá amigo João...,
    estou sempre acompanhando seu blog,pois ,como sabe sou apaixonado pelas asf,e seu blog é muito importante nesse nosso universo das abelas nativas...,parabéns pelo sucesso,e pelo aniversário do blog...

    Grande abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.
    João Pessoa,PB.

    ResponderExcluir
  2. Olá Romero.

    Obrigado. A recíproca é verdadeira. Vamos seguindo juntos companheiro.

    ResponderExcluir
  3. olá João,
    quero te parabenizar pelo teu blog pois tem muita informação importante para nós meliponicultores.Vou adicionar o teu blog na minha lista de blogs dentro no meu.

    Um grande Abraço!

    Christiano Figueira
    http://valedapedrabranca.blogspot.com
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir