quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

MEL DE JATAÍ

Curiosidade – Mel de Jataí

By Alfredo
O mel de jataí é fabricado pelas abelhas da subfamília Meliponinae (Tetragonisca angustula), conhecidas por "abelhas indígenas sem ferrão". Elas possuem o ferrão atrofiado sendo, portanto, incapazes de ferroar
O mel da jataí é bem mais liquido do que o mel do gênero Apis e é mais rapidamente absorvido quando passado na pele.
Com pH é baixo, o mel tem sido utilizado na alimentação, como anticéptico, conservante de frutas e de grãos e até para embalsamar, devido à ação anti-putrefante que possui. Tem ainda efeito bactericida devido a uma substância chamada “inibina”.
O mel de jataí, quando maduro, é envolvido por potes ovais, medindo cerca de 1 cm de diâmetro cada um.
Para pessoas sadias, o mel de jataí é indicado para amenizar as insuficiências alimentares eventuais em aminoácidos, sais minerais e diversas vitaminas; Facilitar a assimilação e digestão de outros alimentos; Reforçar o organismo em luta contra as agressões; Dar ao organismo maior resistência contra o cansaço físico e intelectual, em ocasião de atividades intensas, proporcionado melhor rendimento físico, principalmente aos atletas.
É também indicado em casos de atraso de crescimento, astenia ou estado de cansaço (físico ou psíquico), anorexia ou perda de apetite, desnutrição (principalmente crianças) e má dentição.
As informações são da Cooperativa Vida Natural.
Enviado por Luis Carlos Rubin

Nenhum comentário:

Postar um comentário