quarta-feira, 25 de novembro de 2009

É POSSÍVEL CRIAR ABELHAS EM APARTAMENTOS?

Às vezes as pessoas deixam de criar abelhas sob a alegação de falta de espaço já que moram em apartamentos. Se esse for o teu caso pode ir providenciando as colônias pois não será este detalhe que vai impedir a empreitada.


Eu mesmo que moro em um apartamento de 4º andar crio jataí na sala. Mas isto não é nada se consideramos o caso de meliponicultor que cria jandairas no 7º e 12º andar no centro da cidade de Fortaleza, conforme Marlene Valin postou no grupo Abena em março deste ano. As fotos são da Marlene. 


9 comentários:

  1. Muito bacana! Queria que colocar enxames no meu apto tb... Mas sou de SP e moro no 8º andar... Qual seria a espécie mais indicada? Sei que na área urbana de SP tem muitas trigonas nativas, mas elas são muito pequenas para viver nas alturas, certo?

    thi_mlaker@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!! Achei muito interessante e intrigante esse novo manejo. Moro em Petrópolis, e gostaria de obtar mais informações sobre essa criação.
    Obrigado

    Éder
    edermenezes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Eder e anônimo.

    Favor escreverem para o e mail para convesarmos melhor.

    ResponderExcluir
  4. É possível criar abelhas nativas em apartamentos, desde que haja alimento em um raio adequado à espécie, e cada espécie tem seu alcance de voo. As Jataís, por exemplo, estão bem adaptadas às cidades, mas colocar a colônia em um apartamento que não tenha nenhum pasto para estas abelhas em um raio de, no máximo, 500 metros é condená-las à morte. A alimentação artificial pode fornecer o açúcar que lhes dá energia, mas é muito mais difícil alimentá-las com as indispensáveis proteínas (pólen). Portanto, deve-se avaliar bem o local onde se reside para não precipitar a morte de colônias por inanição e manejo inadequado. Os meliponicultores são conservacionistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu li algumas reportagem sobre ração para abelhas a base de soja....talvez ajude em caso de deficiencia alimentos na area
      quem sabe se em um determinado periodo é fertil em polem e nectar por causa das arvores ao redor e noutra epoca carencia total...acho q se essa ração funciona mesmo pode ajudar muito a atravessar estas fases
      att..
      vinicius

      Excluir
    2. Não se esqueçam da iluminação artigficial que pode ser um grande mau para a desorientação das abelhas.

      Excluir
  5. Crio Jataís no sexto andar em Brasília. Como aqui a cidade é bem arborizada, nunca vi elas voltarem sem alimento para a colõnia. Os únicos inconvenientes são as aranhas domésticas e os túneis de vento que se formam no vão dos prédios, que atrapalham o vôo das abelhas. O primeiro problema é fácil de solucionar colocando a colônia longe de onde as aranahs possa fazer teia.

    ResponderExcluir
  6. Alguém poderia me enviar um passo a passo de como fazer isso em casa? vou deixar um email joaoprofissional@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito desta ideia , eu gostaria de criar abelhas para aproveitar meu tempo enquanto faço meu tratamento de câncer, e o mais importante para mim é o polem , necessito dele em qualidade para meu tratamento alternativo, peço ajuda a voces que entendem do assunto , tenho uma área n o fundo de casa com 3 pés de limão e tenho espaço para plantas que ajudam na alimentação das abelhas, o espaço é de 100m² , meu e-mail zandonatj@gmail.com. Fico agradecido a todos que me ajudarem.
    Obrigado

    ResponderExcluir